Quais são os equipamentos necessários para o processo de laminação da madeira?
O processo de laminação requer um procedimento meticuloso, onde cada etapa deve ser executada com precisão para otimizar a
Leia maisA Unicol produz colas na Itália desde 1977. Oferece uma vasta gama de produtos, capazes de satisfazer múltiplas solicitações de diferentes setores industriais como marcenaria, painéis, têxteis, tecidos e outros.
A experiência adquirida permitiu à empresa resolver e otimizar diversos processos produtivos, com especial atenção ao respeito ao meio ambiente, conseguindo assim uma posição de topo no mercado.
A variedade de colas Unicol para madeira oferece soluções da mais alta qualidade para cada necessidade e processo, com fórmulas especificamente desenhadas para maximizar os resultados de cada intervenção.
Cola especial à base de PVA, específica para colagens resistentes à umidade em conformidade com as normas EN 204/205-D3 e testes WATT 91.
Sua formulação particular permite obter uma linha adesiva com boa resistência à água, solventes e temperatura.
Campo de uso
Na aplicação de lâminas de madeira sobre painéis de madeira ou derivados (painéis de junta, aglomerado e MDF).
A cola NUNIVIL 1006 também pode ser utilizado com laminados plásticos a frio e a quente, folheados ou papéis ureicos, fenólicos e melamínicos. Recomenda-se não ultrapassar 60°C em laminados e 70°C em madeira maciça e folheados.
É ideal para a produção de artefatos de madeira maciça, bem como para a fabricação de painéis maciços de madeira.
O produto é adequado para adição em colas de ureia de 10% a 30%. Ao adicionar 20% de cola de ureia à solução, o tempo de colagem pode ser reduzido em 50%.
Aplicação
Com máquina coladeira de rolo, espátula, pincel, dispensadores de bicos também com sistemas de pressão.
Longos períodos entre o espalhamento e a prensagem (tempo aberto) podem causar problemas de colagem, por isso, procure respeitar os tempos abertos indicados. Baixas temperaturas ou alta umidade prolongam significativamente os tempos de prensa.
Para limpar ferramentas, use água quente.
Viscosidade Brookfield a 23°C g6/20rpm:
8000 / 14000 mPa
Prazo aberto a 20°C em condições padrão:
15 – 20 min
Temperatura da madeira, ambiente e cola:
18 – 22 °C
Umidade de madeira:
9 – 12 %
Dosagem: 100 – 200 g/m²
20°C: 30-40 min
40°C: 10-15 min
60°C: 3 – 4 min
70°C: 2 – 3 min
Dispersão vinílica D3 utilizada para a produção de pisos de madeira pré-acabados.
Para colagem classe D4, utilizar com endurecedor IND303 ao 5%.
Da pesquisa Unicol, uma linha de colas inteiramente dedicada à produção e instalação de: parquet e montagem de madeiras nobres maciça. Utilizada também para colagem a frio ou à quente de folheados em MDF.
Prazo em Aberto a 20°C (a condições normais) 7- 9 min
Pot Life catalisado (aproximadamente) 6 horas
Prazo de adesão a 20°C (aproximadamente) 25 min
Prazo de adesão a 80°C (aproximadamente) 70 segundos.
Quantidade de utilização 150 até 300 g/m2 (*)
(*) Para cumprir a norma EN 204/205-D4, a cola tem que ser espalhada em ambos os lados a serem colados, com uma distribuição não inferior a 80 - 100 g/m2 para cada um dos lados.
Saiba mais
A Unicol oferece uma vasta gama de colas hot melt que se adaptam não só ao tipo de superfície utilizadas, mas também às características de aplicação dos sistemas e ao grau de resistência e acabamento que se pretende obter.
Adesivo hot melt transparente à base de EVA para coladeiras automáticas, caracterizado por alto rendimento, boa resistência à água e solventes. É utilizado para colagem de bordas em madeira maciça, poliéster, melamina, laminados plásticos, PVC tratado e ABS, adequado para soft-forming.
Adesivo sólido termofusível transparente à base de EVA para máquinas de colagem automática de bordas, caracterizado por alto rendimento, mais de 30% superior a muitos produtos tradicionais, excelente adesão específica, boa resistência à água e solventes.
Permite obter uma linha de cola totalmente transparente. O produto não apresenta problemas de centrifugação durante o processamento.
CAMPO DE USO
É utilizado na colagem de bordas de poliéster, melamina, laminado plástico, PVC tratado e ABS, principalmente em ciclos de processamento que frequentemente exigem mudança de cor da cola. Adequado para softforming e para centros de usinagem HOMAG e IMA.
Condições de trabalho
Temperatura no coleiro 170/190 °C. Temperatura Rolo de colagem 190/220 °C. Velocidade de avanço ideal 10/30 m/min. Quantidade aconselhada para aplicação 145/210 g/m2.
Saiba mais
Adesivo EPI bicomponente, classe D4, para madeiras tropicais.
O adesivo EPI bicomponente, D4, é adequado para colagem de madeiras nobres, madeiras com alto teor de resina, madeiras tropicais e montagem de produtos para exterior. Para a produção de lamelares.
Adesivo EPI a ser utilizado em combinação com 15% do endurecedor 303. Após endurecimento por 7 dias, apresenta alta resistência à água, ao calor e aos esforços mecânicos. Cumpre as normas EN 204/205-D4 7 dias após a colagem. Excelente resistência ao calor, de acordo com a norma EN14257 (WATT91). Possui boas propriedades de enchimento e boa resistência a solventes.
Particularmente indicado para colagem de madeiras nobres, madeiras com elevado teor de resina, madeiras tropicais e com percentagens de humidade superiores a 15%. Adequado para montagem de produtos outdoor, já envernizados.
Tempo em aberto (aproximadamente) 10/14 min. Pot Life (catalisado) 40’ min. Prazo de colagem a 20°C (aproximadamente) 10/15 min. Quantidade a ser utilizada (aproximadamente) 150/200 g/m2.
Para cumprir a norma EN 204/205-D4, a cola deve ser espalhada em ambas as superfícies, a colar com uma distribuição não inferior a 150 g/m2 para cada uma. Não use materiais de ferro, zinco, latão, cobre e alumínio.
CLASSIFICAÇÃO DE ADESIVOS DE MADEIRA NORMAS DIN-EN 204, DIN 4102, WATT 91
Os adesivos modernos para madeira passam por testes de validade, que os descrevem o perfil de desempenho. As informações extraídas não são indicativas de adequação para uma aplicação específica, portanto, não existem parâmetros absolutos de julgamento ou especificações concretas de limites de desempenho, mas permitem uma comparação entre diferentes adesivos em função dos resultados dos testes.
A norma DIN-EN 204 classifica os adesivos para madeira quanto às suas propriedades de resistência à água. Os corpos de prova são submetidos a testes de resistência à tração após os ciclos de condicionamento exigidos por lei.
Saiba mais
Os adesivos hot melt monocomponentes reativos à umidade são ideais para a colagem rápidas de bordas. Após reticulação, apresentam excelente resistência ao calor, umidade e agentes químicos.
Adesivo hot-melt reativo à base de PUR, específico para bordas de diversos tipos, caracterizado por alto poder adesivo.
• Cor Natural
• Excelente resistência ao calor e ao vapor
• Excelente aderência inicial
• Excelente vedação da borda ao painel
Saiba mais
O processo de laminação requer um procedimento meticuloso, onde cada etapa deve ser executada com precisão para otimizar a
Leia maisNo vasto universo dos vernizes, cada escolha é uma peça fundamental na composição da obra final. A importância da
Leia maisNo cenário da marcenaria de excelência, a escolha da lâmina de madeira pré-composta da renomada marca italiana Alpi revela-se
Leia maisNenhum produto no carrinho.